Estampa: qual é a sua?

Cada temporada de moda é marcada por um tipo de estampa diferente. Tem as que vão e voltam; as sazonais, que aparecem com mais força em determinadas épocas do ano; as de modinha, que logo são esquecidas; e as clássicas, que nunca saem de moda. E é sobre elas que falaremos aqui.

Floral clássico

Está o tempo todo na moda. Vira e mexe, nos encantamos por um print de flor, aqui e ali. São românticas e dão vida aos looks básicos, por exemplo. Com as estampas florais, dá para fazer diversas composições e transformar o look por meio dos acessórios.

Vestido longo com fendas e transpassado

Floral liberty

É o print composto de flores miúdas, que ganhou este nome em referência a uma loja inglesa, a Liberty of London, famosa pela estamparia floral. É delicada e romântica. Vão bem em blusas, calças, vestidos e tem habitado até o guarda-roupa masculino, em camisas de manga curta, por exemplo.

vestido longo listrado

Listras

Nunca na vida serão démodé, mas, em algumas temporadas, elas vêm com mais força, como no inverno 2018. Sejam fininhas, largas, horizontais ou verticais, as listras são as queridinhas das passarelas de moda. Verticais ou horizontais, bicolores ou multi coloridas, elas deixam até um  modelitos simples cheio de charme.

Estampa graúda

Floral ou não, os maxi desenhos deixam a estampa com ares de modernidade. E vai bem em modelagens mais amplas, com poucos recortes, como por exemplo em saias e vestidos longos.

vestido de festa

Xadrez

Clássico do inverno, o xadrez aparece em várias versões. Tem cara de inverno, justamente por que o desenho passa a impressão de um tecido mais quentinho e aconchegante. O Príncipe de Gales, talvez a mais elegante de todas as estampas neste padrão é sinônimo de elegância e bem vestir.

Vestido com decote para lactantes

Pied de Poule

O print com nome francês significa “pé de galinha”, porque, se observar bem, vai ver que a estampa se parece bem com pegadas da ave. É muito popular no mundo todo e garante um look bem elegante. Geralmente, é usado mais nos tons preto e branco, mas pode aparecer com uma corzinha, que deixa a estampa mais moderninha.

Pássaros

Já tem algumas temporadas que a estampa de pássaros aparece com força. Tinha todo jeito de ser daquelas padronagens sazonais, que logo caem no esquecimento, mas não. Fofas e cheias de graça, as estampas de aves caíram no gosto da mulherada. São canários, pardais, sabiás e andorinhas que trazem leveza também a produções sérias e formais.

vestido comportado com manguinhas

Geométricas

Não é só de listra que vive a geometria das estampas. Aqui, círculos, quadrados, prismas e outras formas são muito bem-vindas. O print geométrico pode ser abstrato ou mesmo de repetição de uma figura; em preto e branco e em cores. Depende da proposta do look.

roupa para ocasiões formais

Folhagens

Folhas e galhos são a estrela dessa estamparia, que é a cara do Brasil. Um misto do clima tropical. Aqui, palmeiras, coqueiros e costelas-de-adão dão vida a padrões discretos, em tons parecidos, e mais saidinhos, quando as cores são misturadas entre si e com outros elementos também.

Animal print

Pode ser onça, zebra, cobra, girafa, tigre e até uma vaquinha. O print de animal já é um clássico das passarelas. Ousada, com uma pegada sexy, mas também divertida, a estampa de bichos chama a atenção por si só e pode ficar bem chique, se combinada com acessórios mais sóbrios e nos tons do print.

Tie Dye

Ela se popularizou nos anos 70, mas volta e meia aparece nas passarelas: o tie dye é um tipo de manchado charmoso, que mistura duas ou três cores, com uma pegada mais despretenciosa.

vestido rodado com tênis

 

Chevron

Também conhecido como Missoni, o zigue-zague de duas cores é divertido e aparece sempre em duas cores. Discreto, o print tem ares retrô e é super fofo.

vestido rodado com poá vermelho

Poá

As bolinhas, grandes ou pequenas, ganharam esse nome – poá – por causa da França. Lá, “pois” – fala “poá” – significa ervilha. E ganhou este nome justamente por causa das bolas pequenas, as mais comuns. É um print que sempre aparece nas coleções e têm uma grande fila de simpatizantes. É mais comum aparecer nas cores preto e branco, mas tem também em combinações coloridas e para todos os gostos.

vestido claire

Arabescos

As figuras vieram da arte islâmica e combinam linhas, ramagens e flores, com mix de cores e em repetições, abstratas ou não. Na cultura islâmica, estes padrões são utilizados muito na decoração, mas popularizado no mundo inteiro no vestuário em geral.

vestido para amamentar

Paisley

Tem uma pegada meio setentista, meio indiana, e é caracterizada pelo desenho de uma folha de ponta curvada ou mesmo gotas rendadas. Apesar de ser um ícone da liberdade dos idos de 1970, a padronagem lembra os tecidos finos e luxuosos provenientes da Índia ou da cidade escocesa de Paisley. É conhecida ainda como cashmere, por causa das famosas echarpes de lã.

vestido com sarja acetinada

Vitoriana

Os desenhos lembram os séculos passados e as roupas de rainhas e princesas. Os desenhos, mais rebuscados, remetem a produções bem chiques e sofisticadas e lembram as molduras dos quadros palacianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *