Um arco-íris de significados

As cores, no mundo da moda, têm significados que vão além da escolha fashion. Elas dizem muito sobre a personalidade de cada indivíduo e o que ele quer transmitir para o próximo. Podem representar nossas preferências, sentimentos e até nossa opinião.

As roupas são a nossa vitrine e nós nos comunicamos também por meio dela. Considerando a teoria das cores, a psicologia e até a física, temos uma noção do significado de cada uma delas e o que elas podem transmitir. Aprenda como usar a cor a seu favor.

 

É uma cor fria, transmite delicadeza, paz, serenidade, confiança e inteligência. Se você quiser passar uma imagem conservadora e sábia, aposte nos tons mais escuros. Já os azuis mais claros trazem leveza, saúde e tranquilidade.  

 

É uma cor quente e intensa. Representa a energia, paixão e  também está relacionada à sedução. Quanto mais escuro, mais elegante e requintado. Quanto mais “puro” ou claro, é alegre, estimulante e chama a atenção. Use-a quando estiver para baixo e precisando de ânimo!

 

Também é uma cor quente, que traz alegria, otimismo e está relacionada com a criatividade e a juventude. Então, se quiser passar uma imagem mais séria, desvie do amarelo. Mas abuse dele quando precisar se sentir mais confiante.  

 

O verde está ligado à natureza, vitalidade, renovação, esperança, bem-estar e boa sorte. Ele tende a relaxar, portanto é legal escolher a cor quando sabe que vai enfrentar situações de tensão e precisa estar mais calmo.  

 

O laranja representa vitalidade, força, calor, alegria, intensidade e prosperidade. Vai bem também em ambientes de trabalho, pois revela uma pessoa determinada e focada no sucesso.

 

Segurança, conforto, proteção, responsabilidade e honestidade são as impressões que o marrom passa. Não é uma cor muito amada, mas é o carro-chefe dos tons sóbrios – a partir dele vêm as variações de nude, bege, caramelo etc.

 

Mais clássico impossível. Quem não ama um pretinho básico? Mas muito cuidado ao exagerar no preto, já que ele, embora transmita certa ideia de luxo e elegância, também pode estar relacionado ao luto e até ao pessimismo. O bom mesmo é sempre combiná-lo com acessórios coloridos e brincar com tons contrastantes.

 

O branco transmite pureza, confiança, paz, simplicidade… É um tom neutro, percebido pelos olhos como uma cor que traz brilho, por isso, também denota limpeza e positividade.

Viu como as cores podem influenciar nas suas emoções e no que você passa para o mundo? Mas sempre é bom lembrar que cada cultura enxerga de uma forma diferente e cada pessoa pode ter uma percepção modificada de acordo com suas experiências pessoais.

As estampas também podem mudar o seu look. Para saber mais sobre elas, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *